Apresentação

Caro leitor,

A intuição de que existe uma forte relação causal entre tudo e todas as coisas levou-me à criação deste Blog. Isto porque acredito na ideia de que o conceito de Origem Dependente pode tornar-se um instrumento de inestimável utilidade no contexto das nossas ciências sociais e comportamentais.
Isto porque o método budista de abordagem da realidade, responsável por duas de suas Quatro Nobres Verdades e posto a prova ao longo de 2.500 anos, já comprovou sua eficácia. Representando uma verdade natural e impessoal, a Originação Dependente não só evita as teorias extremas e ideias contaminadas por apegos e desejos, como propicia uma descrição da natureza das coisas exatamente como são.
Assim, devido à seriedade imposta pelo desafio a que me proponho neste Blog, mesmo acatando com alegria a prática da compaixão para com as criaturas sencientes, penso que o amigo leitor deve levar muito a sério a seguinte advertência de Buda no Dhammapada:  

Quem no supérfluo vê o essencial
E tem a essência por superficial,
Devido ao juízo que o engana,
Jamais poderá atingir o Nibbana.

Espero que quem se digne a entrar em contato comigo seja um daqueles indivíduos que no contexto do mesmo livro é definido pelo mestre de homens e de devas como um bom amigo:

Se um homem procura e não acha
Alguém que lhe seja igual, ou superior,
Que prossiga sozinho a sua marcha,
Se pretende evitar um dissabor.

Seja bem-vindo.